/* --- ELECTRUBI - Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica da Universidade da Beira Interior --- */ ELECTRUBI: Engenharia Electrotécnica acreditada na ordem dos Engenheiros

Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica da Universidade da Beira Interior

15.2.08

Engenharia Electrotécnica acreditada na ordem dos Engenheiros

A licenciatura em Engenharia Electrotécnica da Universidade da Beira Interior foi acreditada pela Ordem dos Engenheiros, no âmbito do colégio de Electrotécnica, juntando-se assim a Engenharia Civil, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Electromecânica, Engenharia Têxtil e Engenharia Mecânica da UBI.

Desta forma, à semelhança de Engenharia Mecânica, os licenciados em Engenharia Electrotécnica pela Universidade da Beira Interior, desde o ano de 2006 até 31 de Dezembro de 2010, estão dispensados das provas de admissão à Ordem dos Engenheiros, podendo inscrever-se na especialidade de Engenharia Electrotécnica.

Numa altura particularmente conturbada na definição dos cursos pré-Bolonha com acreditação na Ordem dos Engenheiros, esta salientou, mais uma vez, em relatório enviado à Instituição a imagem de qualidade da UBI, bem como o seu tipo de liderança e comprometimento no sucesso do curso correspondentes inteiramente ao modelo de referência da Ordem.

A consulta de alguns relatórios de trabalhos de fim de curso realizados pelos alunos de Engª Electrotécnica permitiu avaliar em profundidade a qualidade dos trabalhos, salientada no relatório, bem como o nível elevado de empregabilidade dos licenciados.
O corpo docente, os meios pedagógicos e estruturas de apoio ao Ensino, como por exemplo, os laboratórios, as instalações e a Biblioteca que foi considerada como muito boa nos sistemas de pesquisa, foram também alguns dos pontos fortes indicados.

Para este sucesso muito tem contribuído a aposta continuada na qualificação do corpo docente e em instalações dotadas dos melhores meios informáticos e laboratoriais, de modo a proporcionar aos alunos as melhores condições para o desenvolvimento das suas actividades.

Só através de uma filosofia de qualidade se poderá fazer dos alunos melhores cidadãos, disponíveis para transformar o seu potencial em capacidade de mudança do tecido social, na procura de uma sociedade mais activa e melhor preparada para os valores da participação.

A UBI continua assim a constituir uma referência no ensino superior das Ciências de Engenharia que aposta continuamente num ensino de excelência e qualidade.
A Ordem dos Engenheiros é a única instituição portuguesa autorizada pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education), a atribuir a Marca de Qualidade EUR-ACE, num quadro de qualificação de formações em engenharia, cuja informação se encontra disponível no portal www.enaee.eu . Compete-lhe ainda a atribuição do título profissional de engenheiro e a regulamentação do exercício da respectiva profissão.

Para mais informações contactar o director de curso, felippe[at]ubi.pt.

DEM | UBI | Ordem dos Engenheiros

1 Comments:

Blogger Unknown said...

PARABENS...fico contente por ter chegado a bom porto essa luta que julguei incansável. Felicidades a todos os que, futuramente, beneficiarem dessa benece.

17/2/08 15:14

 

Enviar um comentário

<< Home